Quer ser o melhor gestor da sua empresa? Aqui está o que fazer!
09/03/2017 \ Motivação no Trabalho \ 0 Comments
Que tal ser visto como o melhor gestor da sua empresa? Nós temos algumas dicas úteis para você ser o melhor!
Se você é gestor de uma empresa, deve passar diariamente por alguns desafios relacionados à liderança, gestão de pessoas, e principalmente, tomada de decisão. Mas, o que deve fazer para ser o melhor gestor da sua empresa?
Se você quer ser um bom gestor, precisa se adaptar rapidamente a todos esses cenários e agir sempre com espírito de liderança e guiar seus funcionários rumo ao sucesso. Mas, o que deve fazer para ser o melhor gestor da sua empresa?
Realmente não é nada fácil. Mas, também, ninguém disse que seria, não é mesmo!?
Se você quer ser o melhor gestor da sua empresa, terá dezenas, talvez centenas, de desafios pela frente. Alguns podem até assustar, mas você nunca pode se sentir coagido.
Dissemos isso, porque uma empresa é tão forte quanto o seu elo mais fraco, e como gestor é o seu papel manter a sua equipe coesa, e sempre pronta para enfrentar as adversidades.
Aqui está o que você precisa fazer, a partir de hoje, para ser o melhor gestor da sua empresa. Fique ligado e comece a praticar desde já.
#1. Peça desculpas sem hesitar
Muitos líderes demoraram uma vida toda para aprender como um pedido de desculpas pode fazer bem.
Durante anos, muitos gestores pensam, erroneamente, que liderança significa se isolar de seus subordinados e esconder fraquezas.
Assim, quando cometem algum erro, fingem que se trata apenas de um mal entendido, ou colocam a culpa em outra pessoa.
Mas, ao contrário do que se pensa, se você reconhece o seu erro e pede desculpas rapidamente, todos os seus liderados seguirão o seu exemplo e ainda terão mais respeito pela sua posição.
#2. Admita que você não sabe todas as respostas
Não admitir os erros é parte de nosso sentimento de superioridade e orgulho. Mas a liderança não é sobre estar certo em todas as circunstâncias. Muito pelo contrário.
Muitas vezes, nem temos todas as respostas. Sempre iremos nos deparar com algumas perguntas que simplesmente irão nos deixar sem saber o que responder, e assim, precisaremos correr atrás das respostas.
Faz parte! É isso que líderes fazem: descobrem, diariamente, que não sabem tudo, e precisam sair da zona de conforto para encontrar as melhores respostas, na frente dos outros.
#3. Analise primeiro, aja depois
É preciso tempo para coletar informações e para se manter onde você está, vai precisar se mexer rapidamente.
Gestores e líderes são pagos para se moverem e agirem em alguma direção, não para se sentar e esperar que problemas sejam resolvidos.
No entanto, nunca cometa o erro de agir antes de analisar as circunstâncias. Tenha uma visão 360º do processo antes de agir. Caso contrário, você pode se arrepender depois.
#4. Capacite as pessoas apenas naquilo que você domina
Se você é formado em finanças, fica fácil transmitir o seu conhecimento à sua equipe. O mesmo acontece se estivermos falando de engenharia de produção, ou marketing, recursos humanos e etc.
O que acontece quando um engenheiro de produção tenta capacitar alguém em RH? Problemas, não é mesmo?
Sendo assim, só capacite sua equipe naquilo que você é expert. Deixe todo o resto por conta de outros profissionais, sejam eles de sua empresa, ou terceiros.
Quando isso acontece, você está dando o melhor à sua equipe.
#5. Seja rápido no feedback positivo e lento com críticas
Vivemos em tempos complexos e competitivos, e os profissionais – isso inclui você – estão inundados com muitas tarefas e pouco tempo para sua realização.
A rotina corporativa pode ser um problema, nos deixando cada vez mais estressados e sem tempo para colocar tudo em dia.
Por isso, lembre-se sempre de parabenizar a sua equipe pelas vitórias, não importa o quanto elas sejam pequenas. Lembre-se sempre disso: o reconhecimento pode ser uma moeda grandiosa de motivação.
Por outro lado, se você precisa fazer críticas a algum funcionário, pense sempre sobre o impacto que ele poderá ter sobre o comportamento da sua equipe.
#6. Contrate pelo potencial
Estamos habituados a contratar pela formação profissional das pessoas, suas experiências anteriores e sua experiência no cargo. Passamos muito tempo observando isso nos currículos.
Mas, não procuramos pelos interesses pessoais. Pessoas que gostam, por exemplo, de voar de asa delta, ou que trabalha com resgates de animais, podem ser, respectivamente, ambiciosas e ousadas.
Questione qualquer currículo excessivamente detalhado, listando atribuições anteriores e nada sobre suas aspirações pessoais e/ou metas de crescimento.
#7. Compartilhe boas ideias com frequência
Se existe algo de genial nas ideias é o fato de que elas podem fazer todo o sentido em um momento, e em outro, não terem mais sentido algum.
Mas elas, muitas vezes, podem ser a chave de entrada em outra porta: uma porta que pode ter a resposta que você precisa.
Como uma equipe, é importante que todos os membros saibam que podem compartilhar suas ideias de maneira rápida, para que elas possam ser validadas e solucionarem os problemas da sua organização.
#8. Recompense a criatividade
Muitos gestores recompensam seus funcionários em tarefas e/ou projetos medianos. Essa acaba por ser uma prática esperada no ambiente de trabalho.
Mas, que tal experimentar recompensar a criatividade das pessoas? Afinal, é justamente por isso que elas estão lá. Tarefas repetitivas ou que prejudicam o intelecto não fazem nada bem.
Em vez disso, recompense pessoas por encontrarem soluções alternativas, por exemplo, pensando criativamente e trabalhando fora da caixa.
Quanto mais ousadia, mais produtiva a sua equipe fica, e no final, todos saem ganhando.
#9. Concentre-se em suas metas, não no seu orçamento
Muitos gestores passam grande parte do seu tempo brincando de números em uma planilha, lendo orçamentos e programando outros números.
Quando um gestor se limita a isso, ele pode enxergar tudo e todos como números, o que pode colocar tudo a perder.
Coloque suas metas em primeiro lugar, liste o que você precisa para alcança-las e depois aprenda a provisioná-las em suas planilhas.
Não coloque os seus relatórios acima da empresa; coloque suas metas acima dos relatórios para que ela sirva como direção à sua empresa.
#10. Comece suas reuniões compartilhando algo pessoal
Não há problema em tornar o ambiente de trabalho um tanto quanto pessoal. Experimente, por exemplo, contar na próxima reunião de início da semana algo peculiar sobre você ou sua família.
Você pode lembrar sobre a nova palavra que o seu filho aprendeu a falar, sobre o campeonato que o seu time ganhou, ou deixou escapar, ou algo que deixe a sua equipe mais leve e descontraída.
Não basta chegar em uma reunião e ir direto aos números, as metas, as informações sobre os clientes, o orçamento, ou qualquer coisa do tipo.
Você não quer ser visto como uma máquina. Então não faça isso. Deixe que as pessoas saibam que você existe fora do trabalho.
Siga esse passo-a-passo e seja um gestor invejável
Sabe aquele chefe que todos gostariam de ter? Ao praticar esses comportamentos, você será aquele gestor que, ao passar pelos corredores da empresa, irá receber esse tipo de comentário.
Quando você se tornar um líder melhor, todos saem ganhando: a sua equipe produz mais e cria um vínculo com você, vocês todos acabam ficando mais produtivos, aumentam o nível de confiança, estabelecem uma relação verdadeira, e a empresa sai ganhando, alcançando suas metas.
Se você quer ser um profissional melhor e levar sua empresa ao resultado esperando, trabalhe suas habilidades de liderança.
Além dos resultados serem positivos para todos, o aperfeiçoamento desses comportamentos deixará você e sua equipe ainda mais próximos da alta performance.