Como criar uma equipe de vendas que arrebentam seus concorrentes

Como Criar Uma Equipe de Vendas Que Arrebenta Seus Concorrentes

Você quer nocautear os concorrentes e ganhar mercado? Fique atento! Aqui estão algumas dicas que irão garantir que você tem uma equipe de vendas matadora

Se você é um diretor comercial orientado a resultados, adora vencer as propostas do seu concorrente e fazer a sua empresa crescer, não é mesmo?

Afinal, nada como aquele gostinho de estar na frente e fazer a concorrência comer poeira. Mas, será que a sua equipe de vendas pensa como você? Será que todos estão alinhados com a sua cultura?

Um diretor comercial sempre está pensando em como tirar uma vantagem da concorrência e muitas vezes o restante da equipe não tem o mesmo sentimento, nem está no mesmo momento.

Dito isso, fica a dúvida: como criar e cultivar uma equipe de vendas que arrebentam os concorrentes? Será que isso ainda é possível?

Você precisa se lembrar que os seus vendedores são os verdadeiros pilotos de vendas. Por isso, não pode colocar qualquer pessoa no volante do seu carro de corrida de vendas.

Para pilotar esse carro é preciso conhecimento. Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão ajudar você a largar na frente e deixar seus concorrentes comendo poeira.

#1. Seja orientado a resultados

Contrate pessoas com unidade e determinação e crie um ambiente transparente e orientado a métricas reais, realistas e mensuráveis.

Por fim, quando você colocar pessoas competitivas juntas em um ambiente transparente, elas irão controlar toda a organização, tanto em crescimento quanto em direção.

Certifique-se então, de enfatizar os resultados para impedir as pessoas de realizarem atividades que não estejam em conformidade com a atividade de vendas.

#2. Gerencie as expectativas

Você deseja deixar toda a sua equipe comercial animada e fazer o necessário para apoiá-los. Afinal, esse é o desejo de todo executivo com pensamento estratégico.

Muitos diretores acabam definindo qual o desempenho esperam de um profissional, criando um parâmetro de alta performance, mas acabam esquecendo o outro lado.

Lembre-se que sua equipe precisa ter diretrizes e um plano para os comportamentos e as baixas performance.

Você sabe o que fazer com os profissionais de alta performance. Mas, e os profissionais de baixa performance, o que fazer?

Quando isso acontece, muitas vezes não há um programa para ajudar, nem recuperar esse funcionário.

É preciso gerenciar suas expectativas e traçar um plano para fazer algo quando os indicadores demonstrarem que elas não serão atingidas.

Você precisa gerenciar as expectativas e saber o que fazer com vendedores de alta e baixa performance.
Você precisa gerenciar as expectativas e saber o que fazer com vendedores de alta e baixa performance.

#3. Seja um coach, acima de tudo

Você precisa se certificar que suas contratações sejam boas o suficiente e buscar feedback constante – dentro e fora da sua equipe.

Nas reuniões de acompanhamento e planejamento, sempre peça para os profissionais simularem uma venda a você. Em seguida, pergunte aos outros vendedores, e gestores, como eles acharam que se saíram.

Depois disso, dê a eles o feedback sincero e verdadeiro de seu desempenho. O seu feedback deve levar em conta não apenas a venda, mas também o autoconhecimento de cada profissional no momento da auto-avaliação.

#4. Eleve o nível

Quando a sua empresa tem uma meta alta, há algo que vale a pena perseguir e seu grupo precisa acreditar que tudo é possível.

Se você conseguir apenas 70% de uma meta grandiosa, já está conseguindo mais do que alcançando 100% de uma meta medíocre.

Além disso, ao alcançar 70% de uma meta grandiosa, você deixa a sua equipe com sede de mais. Eles estão insatisfeitos e querem mais, e isso é suficiente para que os bons vendedores queiram se superar.

#5. Incentive a sua equipe

Se a sua equipe é competitiva, exibir os negócios fechados em tempo real pode incentivá-los a fazer cada vez mais.

Além de criar transparência, você cria um senso de pertencimento. Assim, todo vendedor vai se sentir responsável pelo resultado, e ao enxergar a sua contribuição, vai estar motivado para continuar.

Você tem sido um incentivador de pessoas?
Você tem sido um incentivador de pessoas?

#6. Capacite exaustivamente

O aprendizado precisa fazer parte constantemente da cultura da sua empresa. É preciso enfatizar e investir na formação e desenvolvimento profissional de sua equipe.

Lembre-se que a sua equipe é tão forte quanto o seu elo mais fraco.

Toda equipe de sucesso precisa ter uma frequência de capacitação que envolva constantemente o desenvolvimento de novas habilidades como o conhecimento do produto, a inteligência competitiva, prospecção, gestão de oportunidades, planejamento e comunicação.

#7. Crie uma relação de volume e valor

Os profissionais de mais valor na empresa (mais caros) devem gastar tempo com as atividades de menor volume (mas, maior importância).

Essas atividades podem ser a construção de relacionamentos mais valiosos, que garantam novos clientes e o cultivo de parcerias de longo prazo.

Já as pessoas de menor valor à sua organização devem se concentrar em atividades de maior volume, como transformar os prospects em leads.

Assim, você estará gerenciando seus recursos mais caros de maneira otimizada e inteligente, fazendo com que eles ocupem seu tempo com o que é mais importante para a organização.

#8. Segmente a sua equipe de vendas

Não trate todos os vendedores como se fossem a mesma pessoa.

Agrupe-os por seus pontos fortes – eles preferem ir atrás de grandes negócios, ou se dão melhor no relacionamento com pequenas empresas? Eles entendem melhor um determinado segmento, ou são generalistas?

Da mesma maneira que segmentamos nossos clientes, é preciso segmentar a equipe de vendas da sua empresa para que você seja bem-sucedido.

Divida sua equipe de vendas por segmento, tipo de produto e/ou serviço.
Divida sua equipe de vendas por segmento, tipo de produto e/ou serviço.

#9. Projete uma organização transparente

Ser transparente significa que os seus pares, gerentes e vendedores devem saber como está o desempenho um dos outros.

As melhores organizações de vendas devem conhecer os objetivos de cada membro da equipe e seu progresso rumo às metas.

Por exemplo, o número de chamadas feitas por dia, a quantidade de tempo gasto no telefone, o seu pipeline de vendas, todas essas informações devem ser públicas e estarem disponíveis a todos.

Sua produtividade, ética e trabalho diário deve estar à mostra para todos os membros da sua equipe.

Você está pronto para arrancar na frente de seu concorrente e deixa-lo comendo poeira?

Com essas dicas você tem um passo-a-passo para tornar a sua equipe cada vez mais competitiva e pronta para entregar novos e melhores resultados.

Esse guia é essencial para você manter a sua equipe em busca de excelência, alta performance, e ainda criar e espalhar uma cultura de profissionalismo na equipe de vendas.

Com esses guidelines você poderá não apenas garantir que está à frente dos concorrentes, mas também que está entregando mais resultado a cada dia que passa.

Isso é indispensável para quem não quer ser engolido pelos concorrentes. E certamente não é isso que você procura.

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