Cultura Empresarial

O que você precisa para criar uma cultura empresarial de sucesso

Qual é a receita de uma cultura empresarial de sucesso? Se você não sabe, vamos ajudar a descobrir

Como você descreveria um ambiente de trabalho superprodutivo? Qual é a cultura empresarial por trás dele?

Palavras como inspirador, influente, poderoso, dentre outros adjetivos viriam à sua mente, mas você provavelmente não pensaria na empatia.

A empatia é algo que muitas vezes ainda é negligenciada no dia-a-dia das empresas.

Determinado por Frans de Waal como a cola social que retém a sociedade humana, a empatia refere-se à consciência dos nossos sentimentos, necessidades e preocupações.

Ter a capacidade de desenvolver a empatia foi comprovada como a melhor habilidade para prevenir mal entendidos e conflitos, permitindo assim que criemos relacionamentos significativos com as outras pessoas.

A empatia é, portanto, o ingrediente subestimado para o sucesso de uma cultura empresarial.

Vamos nos aprofundar nesse tema para que seja possível entender suas relações com a cultura empresarial.

Cultura Empresarial

Empatia versus simpatia: qual a diferença

Mesmo que muitas pessoas acreditem que a empatia e a simpatia sejam semelhantes, elas são de fato características completamente diferentes.

A empatia é a capacidade de entender os pensamentos, emoções e as experiências do outro, enquanto a simpatia provoca sentimentos de piedade e tristeza pelo infortúnio da pessoa.

Em outras palavras, a empatia é a capacidade de vestir os sapatos de outra pessoa, estar consciente de seus sentimentos e considerar suas necessidades.

Como podemos desenvolver a empatia na cultura empresarial?

Se você quer levar a empatia para a cultura empresarial, vai precisar seguir alguns passos.

Aqui estão eles. E aqui está o que você precisa saber.

#1. Preste atenção

Na maioria das vezes, esquecemos de levar em consideração a forma como outras pessoas se sentem, porque não estamos tão preocupados com seus pensamentos, mas sim com os nossos.

Essa mentalidade pode causar mal entendidos e conflitos em uma equipe, criando, consequentemente, um ambiente tóxico e cheio de pressão.

É por essa razão que os funcionários precisam ser conscientes uns sobre os outros, aproveitando o tempo para entender os sentimentos da outra pessoa antes de julgar.

Por exemplo, ao falar com seus colegas, não concentre-se apenas em entender o que eles estão dizendo. Vá além: pense sobre o que eles realmente querem dizer.

Existem certas expressões faciais, gestos ou discursos que contradizem o que eles estão dizendo?

Estar ciente das pistas não-verbais e refletir sobre o que foi dito permitirá que sua equipe reconheça e responda seus pares de maneira muito mais solidária.

#2. Esteja disposto a ouvir

É preciso mais do que ser um observador empático. Você precisa estar disposto a ouvir.

Um relatório recente da Oxford Open Learning Trust mostra que as 3 principais habilidades que os líderes procuram em seus funcionários são:

  1. Habilidades interpessoais (71%).
  2. Habilidades de trabalho em equipe (70%).
  3. E comunicação forte e efetiva (68%).

Todas essas habilidades exigem uma outra habilidade importante: ouvir.

Se sua equipe quer contribuir com uma ideia ou estão buscando conselhos sobre algo, estar preparado para ouvir as pessoas vai aumentar o nível de colaboração entre a equipe e criará uma rede mais positiva e solidária.

Particularmente para aspirantes a líderes ou gerentes, a empatia permite que você alterne o foco de suas ambições pessoais para as ambições da equipe.

#3. Lembre-se da visão da empresa

Em um estudo de desenvolvimento internacional, realizado com mais de 15 mil líderes em todo o mundo, a empatia foi determinada como o principal motor de desempenho de um funcionário.

Por quê? A empatia é retratada na forma como sua empresa compartilha a sua visão com seus funcionários.

Permitir que seus funcionários se sintam parte de uma rede que esteja trabalhando de forma colaborativa com o mesmo objetivo, pode resultar em uma força de trabalho mais dinâmica.

Crie um material interno mensal em que seus funcionários possam tomar conhecimento e comemorar o sucesso da empresa, discutir projetos atuais e até mesmo participar de programas de incentivo para apoiar os valores da empresa, gerando uma cultura empresarial inclusiva, positiva e cooperada.

Cultura Empresarial

Por que a empatia é importante na cultura empresarial?

De acordo com um estudo da Businessolver, 31% dos funcionários acreditam que o lucro é tudo que interessa nas empresas em que trabalham e que ela não se preocupa com seus funcionários.

Essa estatística demonstra como muitos funcionários em todos os lugares do mundo enxergam o local de trabalho como algo sem emoção e cheio de pressão por resultados.

Com isso, acreditam que o seu único objetivo na empresa em que trabalham é impulsionar o sucesso financeiro, mesmo à custa de sua força de trabalho.

Fazer com que os funcionários tenham essa percepção em um negócio pode ser extremamente prejudicial para a visão da empresa, diminuindo a produtividade da equipe e reduzindo a moral dos funcionários.

As pessoas são a base de qualquer empresa de sucesso.

É por essa razão que o tipo de ambiente que é promovido em sua empresa pode desenvolver ou dificultar o futuro do negócio.

Ao implementar uma abordagem mais empática, você irá gerar um ambiente de trabalho mais respeitoso, positivo e produtivo para toda a equipe.

Isso tornará a sua cultura empresarial uma estratégia de sucesso e resultará no bom relacionamento entre todos os envolvidos.

Leave a Reply