O que você precisa para criar uma cultura empresarial de sucesso
18/05/2017 \ Motivação no Trabalho \ 0 Comments
Qual é a receita de uma cultura empresarial de sucesso? Se você não sabe, vamos ajudar a descobrir
Como você descreveria um ambiente de trabalho superprodutivo? Qual é a cultura empresarial por trás dele?
Palavras como inspirador, influente, poderoso, dentre outros adjetivos viriam à sua mente, mas você provavelmente não pensaria na empatia.
A empatia é algo que muitas vezes ainda é negligenciada no dia-a-dia das empresas.
Determinado por Frans de Waal como a cola social que retém a sociedade humana, a empatia refere-se à consciência dos nossos sentimentos, necessidades e preocupações.
Ter a capacidade de desenvolver a empatia foi comprovada como a melhor habilidade para prevenir mal entendidos e conflitos, permitindo assim que criemos relacionamentos significativos com as outras pessoas.
A empatia é, portanto, o ingrediente subestimado para o sucesso de uma cultura empresarial.
Vamos nos aprofundar nesse tema para que seja possível entender suas relações com a cultura empresarial.
Empatia versus simpatia: qual a diferença
Mesmo que muitas pessoas acreditem que a empatia e a simpatia sejam semelhantes, elas são de fato características completamente diferentes.
A empatia é a capacidade de entender os pensamentos, emoções e as experiências do outro, enquanto a simpatia provoca sentimentos de piedade e tristeza pelo infortúnio da pessoa.
Em outras palavras, a empatia é a capacidade de vestir os sapatos de outra pessoa, estar consciente de seus sentimentos e considerar suas necessidades.
Como podemos desenvolver a empatia na cultura empresarial?
Se você quer levar a empatia para a cultura empresarial, vai precisar seguir alguns passos.
Aqui estão eles. E aqui está o que você precisa saber.
#1. Preste atenção
Na maioria das vezes, esquecemos de levar em consideração a forma como outras pessoas se sentem, porque não estamos tão preocupados com seus pensamentos, mas sim com os nossos.
Essa mentalidade pode causar mal entendidos e conflitos em uma equipe, criando, consequentemente, um ambiente tóxico e cheio de pressão.
É por essa razão que os funcionários precisam ser conscientes uns sobre os outros, aproveitando o tempo para entender os sentimentos da outra pessoa antes de julgar.
Por exemplo, ao falar com seus colegas, não concentre-se apenas em entender o que eles estão dizendo. Vá além: pense sobre o que eles realmente querem dizer.
Existem certas expressões faciais, gestos ou discursos que contradizem o que eles estão dizendo?
Estar ciente das pistas não-verbais e refletir sobre o que foi dito permitirá que sua equipe reconheça e responda seus pares de maneira muito mais solidária.
#2. Esteja disposto a ouvir
É preciso mais do que ser um observador empático. Você precisa estar disposto a ouvir.
Um relatório recente da Oxford Open Learning Trust mostra que as 3 principais habilidades que os líderes procuram em seus funcionários são:
- Habilidades interpessoais (71%).
- Habilidades de trabalho em equipe (70%).
- E comunicação forte e efetiva (68%).
Todas essas habilidades exigem uma outra habilidade importante: ouvir.
Se sua equipe quer contribuir com uma ideia ou estão buscando conselhos sobre algo, estar preparado para ouvir as pessoas vai aumentar o nível de colaboração entre a equipe e criará uma rede mais positiva e solidária.
Particularmente para aspirantes a líderes ou gerentes, a empatia permite que você alterne o foco de suas ambições pessoais para as ambições da equipe.
#3. Lembre-se da visão da empresa
Em um estudo de desenvolvimento internacional, realizado com mais de 15 mil líderes em todo o mundo, a empatia foi determinada como o principal motor de desempenho de um funcionário.
Por quê? A empatia é retratada na forma como sua empresa compartilha a sua visão com seus funcionários.
Permitir que seus funcionários se sintam parte de uma rede que esteja trabalhando de forma colaborativa com o mesmo objetivo, pode resultar em uma força de trabalho mais dinâmica.
Crie um material interno mensal em que seus funcionários possam tomar conhecimento e comemorar o sucesso da empresa, discutir projetos atuais e até mesmo participar de programas de incentivo para apoiar os valores da empresa, gerando uma cultura empresarial inclusiva, positiva e cooperada.
Por que a empatia é importante na cultura empresarial?
De acordo com um estudo da Businessolver, 31% dos funcionários acreditam que o lucro é tudo que interessa nas empresas em que trabalham e que ela não se preocupa com seus funcionários.
Essa estatística demonstra como muitos funcionários em todos os lugares do mundo enxergam o local de trabalho como algo sem emoção e cheio de pressão por resultados.
Com isso, acreditam que o seu único objetivo na empresa em que trabalham é impulsionar o sucesso financeiro, mesmo à custa de sua força de trabalho.
Fazer com que os funcionários tenham essa percepção em um negócio pode ser extremamente prejudicial para a visão da empresa, diminuindo a produtividade da equipe e reduzindo a moral dos funcionários.
As pessoas são a base de qualquer empresa de sucesso.
É por essa razão que o tipo de ambiente que é promovido em sua empresa pode desenvolver ou dificultar o futuro do negócio.
Ao implementar uma abordagem mais empática, você irá gerar um ambiente de trabalho mais respeitoso, positivo e produtivo para toda a equipe.
Isso tornará a sua cultura empresarial uma estratégia de sucesso e resultará no bom relacionamento entre todos os envolvidos.