Por que você deve colocar campanhas de incentivo no planejamento estratégico?
02/03/2017 \ Motivação no Trabalho \ 0 Comments
A sua empresa está planejando o próximo ano. Mas será que está colocando as campanhas de incentivo dentro do planejamento estratégico?
Final de ano é marcado pelo planejamento estratégico. É hora de planejar metas de vendas, cortes de gastos, sustentabilidade, tendências, e por que não, campanhas de incentivo.
Isso mesmo. Já que estamos falando de planejamento estratégico, nada melhor do que colocar no papel tudo que a sua empresa precisa fazer para alcançar resultados no próximo ano.
E quando falamos de resultados, envolvemos pessoas.
E nada melhor do que uma campanha de incentivos para que tenhamos certeza de que as pessoas estão do nosso lado, fazendo o que precisa ser feito para o sucesso de nossa empreitada.
Antes de falarmos essencialmente sobre campanhas de incentivo, vamos um pouco além!
Vamos falar sobre a importância de ter os talentos ao nosso lado para atingir os objetivos de negócios de uma empresa.
Alinhando os objetivos estratégicos ao seu pessoal
As campanhas de incentivo acabam sendo um tema muito importante quando falamos sobre a adesão de funcionários aos objetivos estratégicos de uma empresa.
Principalmente quando percebemos que precisamos de pessoas para batalharem em cima de metas e em cima dos resultados que projetamos.
Mas, vamos falar um pouco do seu planejamento estratégico sem pessoas.
Teoricamente falando, planejamento estratégico consiste no ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica.
O planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcança-los, sendo por isso, uma parte importante de qualquer negócio.
Fazendo uma rápida analogia, os objetivos são o que queremos atingir, e as estratégias são o como faremos isso.
Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa.
Normalmente, se lembrarmos que, por trás de toda empresa há pessoas, estamos falando em melhorar a produtividade de pessoas para que elas entreguem resultados em suas funções, e assim as empresas consigam aumentar a sua produtividade.
Sim! Temos agora a relação que muitos já sabem.
Pessoas são indispensáveis para que suas metas de planejamento estratégico sejam alcançadas em 2017, ou em qualquer ano.
Com as pessoas engajadas, as metas tornam-se uma missão para todos.
E com todos sabendo ao se sentirem importantes para o resultado, metas acabam sendo alcançadas.
Se você ainda tinha dúvidas que os colaboradores da sua empresa são indispensáveis para transformar seu plano em realidade, agora elas não existem mais.
Vejamos, então, porque as campanhas de incentivo devem estar dentro do seu planejamento para 2017.
#1. Campanhas de incentivo mostram que você valoriza seu bem mais precioso
Ao contrário do que muitos gestores pensam, pessoas não são despesa.
Eles são um recurso-chave para fazer com que você chegue onde quer.
Se seus talentos não estão te ajudando, ou você errou no processo seletivo, em ainda permitir que ele esteja na empresa, ou o erro é você.
Para ambos os casos existem saída.
Primeiramente, se você errou no processo seletivo, pode criar processos melhores com a ajuda do RH, capacitando melhor o seu time e entendendo que pessoas são talentos.
Se errou em permitir que as pessoas ainda estejam na sua empresa, o melhor a fazer é desliga-las.
Em algum momento a sua empresa e os objetivos desse funcionário deixaram de ter algo em comum, e a menos que ambos queiram uma conciliação, ela não será possível.
Por último, o erro pode ser seu, por ser um mau gestor e por não pensar nas pessoas como deveria.
Seria ótimo se a sua empresa fosse um ambiente competitivo e aberto à ideias, com pessoas felizes por compartilharem sua cultura, sentindo-se reconhecidas e motivadas a continuarem dando o seu melhor, não é mesmo?
Esse é o ambiente ideal.
E, para fomentar esse ambiente, e passar uma imagem de empresa que pensa, cuida e inclui os funcionários no planejamento estratégico, as campanhas de incentivo são ideais.
Através de campanhas de incentivo a sua empresa mostra que se preocupa com seus funcionários, que quer que eles se sintam engajados e que trabalhem por um bem comum para que todos saem ganhando.
#2. Campanhas de incentivo ajudam a melhorar o clima no trabalho
Sabe aquele problema existente tendo, de um lado, funcionários focados no trabalho, e do outro, funcionários engajados na política de favoritos, em que os queridinhos levam o mérito e todo o problema de relacionamento relacionado a isso?
Isso tudo pode ser resolvido com campanhas de incentivo.
Campanhas de incentivo não ajudam apenas as pessoas a fazerem o seu trabalho e atingir suas metas.
Campanhas de incentivo ajudam as pessoas a saírem da zona de conforto e lugar comum e pensarem em equipe, uma vez que muitas vezes uns dependem dos outros para cumprir suas tarefas.
Pense da seguinte maneira: digamos que você é um ótimo funcionário, orientado a metas e resultados, mas o Joãozinho é um péssimo profissional.
Só que, como trabalham juntos, para atingirem suas metas e serem recompensados, você precisam trabalhar em equipe.
Vocês têm 2 opções:
- Ficar terceirizando a culpa, empurrando a culpa para o outro, quando não atingirem as metas; ou
- Podem trabalhar juntos e serem recompensados quando alcançarem os resultados.
O segundo cenário é bem mais legal, não é mesmo?
Por isso, muitas vezes, campanhas de incentivo ajudam a melhorar o clima entre as pessoas no trabalho.
E quando isso acontecem, todos saem ganhando.
#3. Campanhas de incentivo criam sentido de meritocracia nas empresas
Ser reconhecido pelos seus esforços é uma ideia maravilhosa, concorda?
Que tal se seus melhores funcionários soubessem o quanto a empresa pensa neles, e é grata por tudo que já realizaram?
Seria ótimo, não? Seria muito melhor do que um tapinha nas costas.
Quando uma empresa monta campanha de incentivos, geralmente os profissionais que são movidos a desafios e querem ser reconhecido pelos seus méritos, encaram as campanhas como uma oportunidade.
Os outros funcionários, que já estão acostumados com a mediocridade irão enxergar as campanhas de incentivo como uma enganação.
Eles sempre vão olhar pelo lado negativo, acreditando que trata-se apenas de uma manobra da empresa para enganar os funcionários menos espertos e fazê-los trabalhar mais.
Com isso, 2 coisas acontecem: você separa o joio do trigo.
Sabe quem produz, deve ser reconhecido, e brevemente, até promovido.
E também sabe quem são os profissionais que estão atrapalhando o crescimento da sua empresa, e pode lhes acompanhar até uma capacitação, ou simplesmente lhes acompanhar até a porta, promovendo-os para a concorrência.
Quanto mais pessoas orientadas à meritocracia trabalhando na sua empresa, mais chances você terá de alcançar os resultados das metas planejadas.
Campanhas de incentivo são as melhores amigas do planejamento estratégico
Você já entendeu que sem pessoas, seu planejamento estratégico está fadado ao fracasso.
E que campanhas de incentivo aumentam as suas chances de sucesso, quando o assunto são metas de crescimento e planejamento para o próximo ano, não é mesmo?
A correlação que podemos criar aqui é: com campanhas de incentivo, seus funcionários trabalham melhor.
E quando seus funcionários trabalham melhor, mais chances de sucesso seus planos têm.
Por isso, não estamos errados ao afirmarmos que as campanhas de incentivo são as melhores amigas do seu planejamento estratégico.
Dito isso, se você quer transformar o seu planejamento estratégico em uma estratégia de sucesso no próximo ano, experimente incluir as campanhas de incentivo dentro do planejamento estratégico.
Com o passar do tempo, volte aqui e compartilhe os resultados das campanhas de incentivo conosco. Ficaremos felizes em comprovar tudo isso que dissemos por aqui.