
3 coisas que você precisa saber sobre a motivação
11/05/2017 \ Motivação no Trabalho \ 0 Comments
Você quer ter uma equipe altamente motivada? Então, vai precisar mudar seu comportamento para aumentar a motivação
Quase tudo o que fazemos, ou deixamos de fazer, no trabalho pode ser, de algum modo, ligado à motivação.
Essa é a razão pela qual alguns funcionários estão envolvidos, outros estão desanimados, e outros, ainda, estão ativamente buscando por novas oportunidades.
A motivação é a razão pela qual alguns de nós adoramos trabalhar, enquanto outros acabam odiando o trabalho.
Compreender os catalisadores da motivação – em particular, como atrair e manter funcionários motivados para uma empresa – está no centro da rotina de um líder.
Existem várias teorias diferentes sobre motivação, e cada uma prescreve uma estratégia de liderança diferente.
Isso significa que um líder precisa agir de maneiras diferentes, ao se deparar com as diferentes situações dentro do ambiente de trabalho.
Se você é um líder, sabe que situações diferentes requerem comportamentos diferentes.
E saber lidar com todas elas é muito importante para ser visto como um verdadeiro líder empresarial.
Ao moldar o seu comportamento conforme as necessidades da sua organização e das pessoas que estão ao redor dela, você consegue se adaptar e focar em cada necessidade específica de uma organização.
Hoje, vamos falar sobre 3 situações comuns de liderança, e algumas teorias sobre como lidar com elas.

#1. Quando nos deparamos com funcionários com desempenho ruim
Se um funcionário tem um desempenho aquém do esperado, a maioria dos gestores simplesmente assume que eles não estão prestando atenção ao que precisa ser feito.
Mas, a falta de habilidade é, na verdade, uma das razões menos comuns para um funcionário ir mal em suas atividades.
Então, o que pode ser? Essa questão pode ser respondida através da teoria da expectativa e valor, que sugere que a motivação se baseia em 3 coisas:
- Nossas expectativas sobre as próprias habilidades (eficácia).
- Nossas expectativas sobre o nosso meio (resultado).
- Quanto valorizamos a tarefa (valor).
Considerar cada um desses fatores pode ajudar os líderes a identificarem a causa raiz da maioria dos problemas de desempenho.
Por exemplo, se você acha que o mau desempenho de seus funcionários está ligado à falta de confiança, tente identificar a origem da falta de confiança.
Invista em conversas focadas no tema confiança e reforce o feedback positivo. Muitas vezes foi uma pequena atitude que criou uma crise de confiança.
Se o seu funcionário, ainda parece confiante em seu conjunto de habilidades, mas averso ao risco, porque acha que o resultado está fora de controle, trabalhe com ele para se sentir confortável em situações incertas.
Discuta como gerenciar a situação e explique que os resultados podem ser amplamente controlados através do planejamento e preparação.
Se o seu funcionário é talentoso e otimista, ele pode estar lutando para encontrar valor em seu trabalho.
O trabalho deve ser significativo. Tente mostrar-lhe como um projeto ou apresentação se relaciona com objetivos organizacionais maiores – ou atributos para seus objetivos de longo prazo.
Se nenhuma dessas estratégias funcionarem, então é hora de considerar as habilidades como a questão principal e discutir se um treinamento poderia ajudar.
#2. Quando você é responsável por construir a cultura da empresa
Para os líderes interessados em construir uma cultura favorável à motivação e cooperação, as tendências modernas de cultura podem ser avassaladoras.
Embora as vantagens sejam boas, criar uma cultura empresarial é algo muito mais detalhado e estratégico.
Para você entender e priorizar isso, precisamos falar um pouco sobre a pirâmide da hierarquia das necessidades de Maslow.
Maslow propôs que as necessidades primitivas (como a fome e a segurança) devem ser suprimidas antes de nos preocuparmos com as necessidades de crescimento (como amizade, relacionamento, criatividade).
Em outras palavras, se você quiser motivar os funcionários a se esforçarem a chegar no topo da pirâmide, você deve criar um ambiente que atenda suas necessidades básicas, antes de mais nada.
Isso não significa que você precisa oferecer almoço e máquina de refrigerante em seu escritório.
Você pode atender às necessidades básicas por outros meios, ao pagar um salário acima do mercado, oferecer campanhas de incentivo e criar uma cultura de apoio através de mentoria e eventos.
Além disso, um estudo da Gallup, de 2017, descobriu que, se 6 em cada 10 funcionários tivessem um melhor amigo no trabalho, as organizações teriam 36% menos incidentes de segurança, 7% mais clientes envolvidos e um lucro 12% maior.

#3. Se você estiver precisando fazer avaliações de desempenho
Seu trabalho como gestor de marketing, vendas, RH ou CEO é essencialmente o mesmo: ajudar as pessoas a identificarem seus objetivos e alcançarem resultados favoráveis.
O processo que leva você aos resultados que precisa atingir é a motivação. É o “porquê” por trás do que você faz.
A teoria do objetivo mostra que existem 2 porquês principais: pessoas orientadas a desempenho ou “motivadas extrinsecamente” determinam seu sucesso pelo resultado e pela quantidade de reconhecimento que recebe dos outros.
As pessoas orientadas pela aprendizagem, ou “motivadas intrinsecamente” medem o sucesso pelo processo.
Para profissionais orientados para o desempenho, ofereça metas difíceis e oportunidades de reconhecimento.
Para profissionais orientados pela aprendizagem, forneça-lhes metas e oportunidades para expandir suas habilidades e assumir responsabilidades fora de seu papel.
Estudos recentes também mostraram que as pessoas podem ser orientadas a múltiplos objetivos.
Se esse for o caso, forneça aos seus funcionários um pouco de cada coisa.
Para um gerente de vendas, isso pode significar um bônus por uma meta trimestral agressiva (performance), mas também a oportunidade de ajudar um vendedor iniciante (aprendizado).
Lembre-se: um bom líder se adapta às necessidades de sua equipe para promover a motivação
Como gestor, nem sempre é esperado de você o mesmo comportamento.
Você vai ter pela frente, ao longo de sua experiência, diversas oportunidades de aprendizado, e precisa lidar com cada uma da melhor maneira possível.
Isso significa que não basta se impor e agir de uma determinada maneira. Muito pelo contrário. As pessoas esperam que você se comporte de maneiras diferentes frente aos diferentes desafios do seu dia-a-dia.
Agora que você já entende que seu comportamento precisa ser orientado às suas necessidades como gestor, precisa começar a colocar isso em prática.
Certamente, isso terá um grande impacto nos resultados do seu time.