Como reter os seus talentos e fazer a sua equipe recusar a concorrência

Como reter talentos e fazer a sua equipe recusar a concorrência

Quer fazer seus funcionários serem fiéis à sua empresa? Invista em reter talentos

Como todo gestor, reter talentos é um desafio. Quando um bom funcionário bate em nossa porta para dizer que está deixando a empresa é um choque.

Um bom funcionário não é apenas um funcionário. Ele é muito mais do que um prestador de prestador de serviços. Ele é um talento.

E é disso que grande organizações são feitas: talentos. Pessoas que agregam em visão, sabedoria, comportamento e resultados.

Nenhuma empresa grandiosa chega a esse status sem tem um time coeso de talentos trabalhando em prol dos objetivos comuns.

Por isso, quando um desses talentos bate na porta de um gestor para se desligar, um filme passa em nossa cabeça, e ficamos com a seguinte dúvida: o que fizemos de errado?

Provavelmente tenhamos feito algo de errado, como por exemplo, não ter um programa de retenção de talentos.

Todo gestor que já passou por esse episódio sai em busca de soluções para que isso nunca mais aconteça.

Afinal, quando um talento vai embora, perdemos eficiência, tempo e dinheiro, tentando substituir quem nos deixou – e nem sempre dá certo.

Por isso, hoje, praticamente todas as empresas do mercado têm alguma forma de programa projetado para manter suas estrelas em ascensão.

Isso tem um bom motivo: pessoas de alta performance e desempenho podem ter um grande impacto nos resultados dos negócios.

Estamos vivendo em tempos em que a lealdade à empresa não tem mais o mesmo significado.

Profissionais hoje estão muito mais interessados em buscar novas oportunidades, e isso faz com que estejam sempre em busca de algo melhor.

Por isso, empresas precisam se promover, cada vez mais, como um local de trabalho ideal para que os melhores talentos façam um grande trabalho.

Hoje, programas de incentivo têm 2 objetivos centrais:

  1. Promover a empresa como um bom local, para que, mesmo depois que os funcionários saiam, continuem a promove-la; e
  2. Manter os melhores talentos o maior tempo possível dentro da empresa.

Tendo isso em mente, selecionamos algumas dicas-chave para você reter talentos, e faça com que eles pensem 2 vezes antes de irem para a concorrência.

#1. Incentive a flexibilidade

Os profissionais de hoje querem mobilidade e flexibilidade no local de trabalho. Jornadas rigorosas de trabalho dentro do escritório deixam qualquer funcionário desesperado.

Por isso, cada vez mais opções de trabalho remotas, horários flexíveis, novas políticas de férias e folgas, além de liberdade para ir e vir dentro da empresa fazem parte da rotina das empresas.

Quem nunca se deparou com videogames, mesas de sinuca, pebolim, e tênis de mesa dentro das empresas? Esse é o sinal inevitável da flexibilidade.

Profissionais que trabalham com flexibilidade não são apenas mais felizes, são também mais produtivos.

Permita a seus funcionários a mobilidade que eles desejam, e eles provavelmente irão ficar por mais tempo em sua empresa, tendo um impacto positivo nos resultados.

#2. Aumente sua estratégia de engajamento de funcionários

Segundo uma pesquisa do Gallup, apenas 33% dos novos funcionários estão totalmente engajados com o seu papel.

Esta é uma estatística decepcionante, considerando os investimentos que muitas empresas fazem para tentar criar uma experiência positiva de boas vindas e garantir uma comunicação aberta e frequente.

Investir tempo e dinheiro para garantir o envolvimento é algo indispensável para fomentar um ambiente fluído e reter talentos.

Reter talentos

#3. Forneça frequentes críticas construtivas e reconheça o bom trabalho

A crítica negativa pode matar a motivação mesmo nos trabalhadores mais produtivos.

Porém, em uma equipe, sempre há espaço para críticas construtivas. Mas é preciso tomar cuidado com a maneira como você a comunica aos seus funcionários.

Esteja presente no dia-a-dia dos seus funcionários, crie momentos individuais e coletivos em que você possa, por exemplo, exercer críticas de maneira individual, e reconhecer os resultados coletivamente.

A frequência do seu tempo com a sua equipe irá influenciar na percepção que ela tem sobre você.

Por isso, invista em tempo com o seu pessoal.

Troque sempre críticas construtivas (peça para seus funcionários dizerem onde você pode melhorar), e reconheça o bom trabalho.

Isso é cuidar do seu pessoal. Quando você fizer isso, eles vão se sentir bem em trabalhar ao seu lado, e você irá reter talentos.

#4. Elimine barreiras desnecessárias no local de trabalho

Muitos profissionais gastam uma média de 4 horas semanais procurando informações certas e orientações.

Se você acabou de pensar em uma repartição pública, acertou. É assim que a maioria dos funcionários se sentem. Ninguém sabe de nada.

Isso é muito mais do que frustrante. É uma péssima técnica de gerenciamento de tempo.

Elimine barreiras desnecessárias à informação dentro do local de trabalho armando seus empregados com as ferramentas, dispositivos e acessos corretos.

Forneça tudo que o seu pessoal precisa para conseguir informações que querem e dados que precisam sem precisar de mais do que 2 passos para isso.

Quando mais simples for para os funcionários executarem tarefas, mais produtivos eles serão, e mais simples será o seu trabalho de gerenciar os seus resultados. Assim você vai reter talentos!

Reter Talentos

#5. Ofereça oportunidades de desenvolvimento profissional e educação continuada

Mantenha seus funcionários atualizados, capacitados e certifique-se de saibam que existem opções de capacitação e educação disponíveis para eles.

Para incentivar os funcionários a aproveitar programas de educação adicionais ofereça reembolso parcial ou total do investimento em cursos e atividades complementares feitos por seus funcionários.

Fornecer aos seus funcionários acesso consistente às oportunidades de desenvolvimento profissional criará um ambiente onde a educação e a aprendizagem serão valorizadas.

E como sabemos, hoje em dia conhecimento é a chave para chegar mais longe! Tenha isso sempre em mente para reter talentos!

#6. Crie canais para interagir com o feedback dos funcionários

A comunicação é a raiz de muitos problemas relacionados à frustração dos funcionários.

Certifique-se de que a sua empresa está criando canais para feedback honesto e específico de seus funcionários.

A comunicação pode sempre se tornar confusa e complicada. Em vez disso, concentre-se em fazer a comunicação funcionar de maneira clara e simples para todos.

Ao fazer isso, você irá compreender o que a sua equipe tem a dizer a você. Essa é uma função de todo bom gestor, e faz diferença ao reter talentos.

Reter talentos vai transformá-los em defensor da sua empresa

Ao fazer um bom trabalho em reter talentos, a sua empresa acabará desenvolvendo defensores e advogados que se tornarão influências positivas para todos.

Quando um funcionário abre a boca para dizer o quanto é empolgante trabalhar na sua empresa, ele está dando mostrando o quanto a sua empresa vale a pena.

E isso, vindo de um funcionário, vale muito. Porque quando ele está satisfeito com o seu trabalho, certamente está pronto para incentivar e ajudar a criar um ambiente positivo a todos a sua volta.

E assim, inicia-se o círculo virtuoso de uma empresa adorada pelos funcionários.

Certamente, não há oferta da concorrência que irá fazer com que eles queiram sair.

Por isso, investir em reter talentos é uma maneira de aumentar a produtividade e qualidade de vida dos funcionários.

Leave a Reply