Força de Vendas: Como Criar Uma Equipe de Vendas Unida e Competitiva Para Resultados Impressionantes
16/02/2017 \ Equipes de Vendas \ 0 Comments
Uma força de vendas competitiva e unida é o sonho de toda empresa. Veja como é possível alcançar esse objetivo com algumas dicas simples
Nós juntamos em 1 só título o sonho de todo empresário, diretor ou gestor: competitividade e união.
Mas, será que é possível ter uma equipe de vendas ao mesmo tempo unida e competitiva? Será que promover a união não vai destruir a competitividade – pode estar pensando você?
Claro que não. Profissionais competitivos são aqueles que, sobretudo sabem trabalhar em equipe.
Vendedores de verdade sabem quando ser competitivo com o seu parceiro, e quando todos estão competindo juntos para atingir metas e objetivos de negócios.
Por isso não é nenhuma utopia querer que o seu time de vendas seja competitivo e unido ao mesmo tempo.
Primeiro, porque saber trabalhar em equipe não significa ser complacente. Segundo, porque ser competitivo não significa ser violento e ir às últimas consequências.
Mas, sabemos o quanto é difícil conciliar as 2 coisas em profissionais de alto nível. Por isso, temos aqui algumas dicas para que você tenha uma equipe coesa, unida, competitiva e pronta para apresentar os resultados que você precisa.
Por outro lado, toda equipe de vendas tem um espaço para melhorar um pouco. Então, fique atento às dicas.
#1. Diferencie na contratação da força de vendas
Tudo começa na contratação, não é mesmo? Uma boa contratação vai permitir que você tenha melhores profissionais. Por outro lado, um processo seletivo apressado vai lhe causar problemas.
Todo executivo está cansado de ouvir que empresas contratam por competência e demitem por comportamento.
Por isso é mais do que essencial saber contratar, para não ter problemas com a força de vendas no futuro.
Ao contratar profissionais de vendas, busque por diversos especialistas: profissionais que se destaquem no telefone, em reuniões presenciais, em prospecções porta-a-porta, em comunicações online (e-mails, WhatsApp) e etc.
Quando você tem profissionais com talentos diferentes de vendas, está garantindo que todas as frentes estejam cobertas.
Um profissional de vendas que tem um bom desempenho por telefone, pode não ser tão bom assim pessoalmente, mas se a sua equipe de vendas compartilhar seus conhecimentos, aos poucos você vai tendo uma equipe híbrida.
Isso permite que cada profissional aprenda um pouco com o outro e ajuda a sua força de vendas a continuar aprendendo sempre.
Durante o processo seletivo com potenciais vendedores, busque por candidatos que indicam claramente o seu ponto forte em vendas.
Tome notas e peça para que a sua equipe aponte as características que um novo profissional precisa ter para reforçar a equipe como um todo.
Esse exercício vai permitir não apenas que você diversifique sua equipe, como também faz com que a equipe reflita sobre suas forças e fraquezas.
Esta auto-reflexão cria mais consciência global e compreensão, o que ajuda a equipe de vendas estabelecer um roteiro para a melhoria.
#2. Defina metas realistas e reconheça o sucesso
Os vendedores prosperam em ambientes competitivos. Esses membros se esforçam constantemente para não apenas alcançar as metas da empresa e metas pessoais, mas também para superar substancialmente os objetivos.
Eles enxergam as metas atribuídas pela empresa como a linha de base para o nível mais baixo de desempenho necessário.
No entanto, quando as metas são muito altas, os vendedores se desanimam e enfrentam a frustração por não serem capazes de entregar os resultados esperados.
Lembre-se de colocar suas metas em um nível realista que irá servir como direção para seus vendedores, mas não tão alto a ponto de tornar sua meta algo impossível de ser alcançada.
Feito isso, é importante também reconhecer todos e quaisquer sucesso de sua força de vendas, não importa quão grande ou pequeno seja ele.
Todo resultado produzido deve ser comemorado, mesmo que seja apenas uma rodada rápida de aplausos ou uma reunião com a equipe. Mostre à sua equipe que você reconhece e aprecia o trabalho duro.
Quando você reconhece o desempenho, esforço e contribuição individual da sua equipe, você está garantindo que ele continue entregando seus esforços para ajudar a sua empresa a crescer.
#3. Valorize o espírito competitivo
Ao contratar novos membros para sua força de vendas, busque por pessoas com o impulso competitivo.
Você pode julgar rapidamente se um profissional tem o espírito competitivo que é necessário.
Como saber isso? Encontre candidatos que gostam de competição em suas vidas pessoais. Pessoas que gostam de correr maratonas ou praticam esportes são pessoas movidas pela competição.
Você pode introduzir a conversa perguntando sobre um momento em que os vendedores experimentaram vitória na vida, e como alcançaram o sucesso nesse momento.
Um vendedor naturalmente competitivo irá responder rapidamente com um evento recente que teve a oportunidade de competir com outras pessoas, ou simplesmente foi desafiado a melhorar seu próprio desempenho.
#4. Não economize nas comissões
A comissão funciona como parte da motivação do vendedor. Quando você coloca um teto na comissão, você está dizendo para o seu vendedor parar de vender.
Significa que, depois de um certo ponto, seu vendedor não vai ganhar mais nada pelo trabalho duro.
Em vez de passar essa mensagem ao seu vendedor faça o contrário. Ofereça um salário-base modesto e diga ao vendedor que o céu é o limite quando o assunto é comissão.
Se os vendedores têm um bom desempenho, a empresa precisa motivá-los a continuar a vender e trazer mais negócios, para continuar ganhando.
Sua empresa deve ser capaz manter os vendedores motivados nas comissões para que eles continuem trazendo as vendas.
#5. Proporcione formação constante
Dar insights aqui ou acolá para seus vendedores não funciona como capacitação consistente. A empresa precisa investir tempo em treinamento para que ele se transforme em um programa bem sucedido.
Sem capacitação e reciclagem, os vendedores acabam praticando maus hábitos que podem acabar prejudicando os resultados de vendas e principalmente o caixa da empresa.
Realize sessões de formações regulares para reforçar os conceitos de vendas mais críticos e assegurar que cada vendedor estará na mesma página de vendas.
Acompanhe o progresso desde o início da formação de cada membro. Saber onde os funcionários normalmente derrapam permite que os membros da equipe aprendam durante a capacitação e escapem desses erros.
É justamente a capacitação que vai fazer toda a diferença entre a vitória ou derrota no mundo das vendas.
Invista na formação de uma equipe sólida
Quanto mais vendedores profissionais a sua empresa tiver, maiores são as suas chances de ser bem sucedido e sair na frente da concorrência.
Um vendedor profissional é maduro a ponto de saber que precisa continuar aprendendo, enquanto trabalha em equipe e luta para atingir suas metas de vendas (sejam pessoais e/ou profissionais).
Assim, a sua equipe vai tendo maturidade para se unir, enquanto não esquecem o compromisso com as metas, nem a disputa da rotina comercial para conseguir converter clientes.
No final, é totalmente possível ter a harmonia de uma equipe competitiva e unida para trabalhar em equipe e alcançar juntos os resultados almejados, em conjunto.