7 técnicas de storytelling usadas pelos melhores apresentadores do TED
27/04/2017 \ Motivação no Trabalho \ 0 Comments
Você quer utilizar técnicas de storytelling em sua comunicação? Temos algumas dicas que irão ajudar você
Você já parou para pensar como algumas pessoas têm um grande potencial para contar histórias? É o storytelling se manifestando.
Quando essas pessoas abrem a boca, outras pessoas param para ouvir o que elas têm a falar.
E, por mais que essas pessoas falem, o conteúdo sempre parece leve e contagiante.
Apesar de ser uma técnica, o storytelling parece ser um dom, que transforma pessoas normais em grandes oradores.
Quantas vezes já estivemos em uma aula, apresentação, ou palestra totalmente maçante em que o tempo simplesmente não passa?
Estamos apenas de corpo presente, enquanto nossa cabeça vagueia pelo mundo afora.
Por outro lado, outras pessoas são completamente o oposto. Seu conteúdo nos impacta, mas não nos chateia.
São as habilidades de storytelling colocando as manguinhas de fora.
Hoje, essa habilidade não é mais um segredo conhecido por poucos.
O storytelling é uma disciplina, que pode ser ensinada, aprendida, e principalmente, compartilhada para que conteúdos possam transformar vidas e pessoas.
Acadêmicos e profissionais de marketing descobriram que nossos cérebros funcionam melhor no formato de histórias.
Então, quando ouvimos que, em uma vez havia um determinado personagem em um determinado lugar que fazia determinada coisa, somos imediatamente transportados para essa cena imaginária.
As histórias são irresistíveis para a mente humana, porque ativam nossa imaginação, e por isso não temos escolhas a não ser seguir os filmes mentais criados em nossa mente.
Essas técnicas de histórias, acabaram sendo difundidas, e hoje são muito utilizadas em apresentações do TED.
Os modelos são utilizados, principalmente porque os apresentadores do TED têm muito pouco tempo para falar, e precisam aproveitá-lo da melhor maneira possível.
E se você quer saber como eles fazem isso, vamos ajudar você.
Aqui está uma maneira de fazer a sua apresentação de um jeito que o seu público nunca mais vai esquecer.
#1. Mergulhe o seu público em uma história
Uma história bem contada é algo que vai ficar na mente do seu público por um bom tempo.
Vamos usar o TED Talks de Richard Turere como exemplo.
Nele, um menino de 12 anos de idade do Quênia, chamado Richard Turere transporta o seu público para outro mundo contando uma história sobre suas experiências em sua terra natal.
Com palavras simples e slides com grandes imagens, Richard tece um conto cativante de como ele inventou um sistema de luzes que foi capaz de proteger o gado da sua família de ataques de leão.
Essa apresentação foi tão bem sucedida porque cada palavra e imagem apresentada ajudou a criar uma clara imagem mental do problema que Richard e sua família enfrentaram.
Além disso, ele seguiu claramente uma regra de ouro das apresentações em que os recursos visuais complementam a sua história, ao invés de repetir o que já foi dito.
Outra maneira de transportar o público pela sua história é fornecer detalhes sensoriais que lhes permitam realmente ver, ouvir e sentir os estímulos.
#2. Conte uma história pessoal
Poucas coisas são tão cativantes quanto uma história pessoal, especialmente aquelas de triunfo sobre a extrema adversidade.
Existem alguns argumentos básicos que possuem apelo universal.
Dentre eles, temos a história do herói derrotando um monstro, a busca de um tesouro e a vitória sobre as adversidades.
Essas etapas são claramente vistas em algumas das apresentações mais populares e emocionantes já realizadas.
Como exemplo, podemos ressaltar a história dessa mulher, sobre como ela encontrou coragem para se livrar de um relacionamento abusivo.
#3. Crie suspense
Aqueles que amam assistir filmes ou ler livros sabem que uma história sempre tem que ter conflito e enredo.
Esses elementos são o que fazem uma boa apresentação ser um passeio de montanha-russa que mantém as pessoas sempre querendo saber o que vem a seguir.
Existem vários dispositivos que podem aumentar o nível de suspense de sua história.
Uma tática muito útil para isso é pular o meio da ação e, em seguida, voltar atrás no tempo para investigar a origem de tudo.
Um bom exemplo disso é a história de Zak Ibrahim, que começa com a revelação de que seu pai estava envolvido no bombardeio do World Trade Center.
Ele então volta no tempo para contar vários feitos de sua infância, e como cresceu para tomar um caminho diferente do seu pai.
#4. Traga personagens à vida
Personagens estão no centro de toda a história. Suas vitórias e derrotas são o que faz as pessoas sorrirem, chorarem, ou até mesmo, se alegrarem.
As histórias mais bem sucedidas são aquelas que criam personagens tridimensionais que sejam fáceis de identificar, e ao mesmo tempo, têm uma característica incomum.
Para fazer isso, você deve fornecer detalhes suficientes para trazer o personagem para a vida na mente do seu público.
No exemplo abaixo, Malcolm Gladwell cria uma imagem vivida de Howard descrevendo sua aparência física, mencionando seus hobbies e obsessões.
#5. Mostre, não conte
Em vez de dizer ao seu público sobre um determinado evento, em um determinado lugar, tente mostrar, transportando-os para a cena.
Assim, sempre que você for contar uma história, tente cena por cena construir eventos e usar o diálogo em vez da narração, como podemos ver nessa apresentação que ganhou o campeonato mundial de oratória.
#6. Tenha um momento de reflexão
Semelhante a um clímax, um momento de reflexão é um evento que as pessoas sempre irão se lembrar.
Esse momento pode vir na forma de dramatização, imagens provocadoras ou estatísticas chocantes.
Bill Gates recorreu à essa técnica em um TED Talks de 2009 quando falou sobre aumentar o investimento na erradicação da malária.
Ele deu estatísticas para provar o quanto sério era o problema e então chocou a sala abrindo um frasco com mosquitos e dizendo: “não há razão pelas quais apenas os pobres tenham essa experiência”.
#7. Termine com algo positivo
As melhores apresentações têm não apenas conflito e clímax, mas também uma resolução positiva.
No caminho para o triunfo, a maioria dos personagens nessas histórias recebeu o que chamamos de faísca, um pedaço de sabedoria ou conselho que os ajudam a superar os obstáculos e mudar para melhor.
Essa mensagem foi feita para caber em uma frase curta, memorável que pode facilmente ser espalhada.
Aplique essas técnicas de storytelling ao seu discurso e tenha resultados
Agora que você já sabe da importância do storytelling para fazer grandes apresentações, que tal começar a praticar?
Com esse passo-a-passo você vai poder mudar a forma com que faz a sua mensagem chegar nas pessoas.
Além disso, vai se tornar um comunicador melhor, e os benefícios são diversos.
Então, faça um experimento e depois volte para compartilhar conosco os resultados que o storytelling proporcionaram a você.